Mundo

Encontrada esfinge "sorridente" e com "covinhas" no Egito

Os especialistas vão analisar a pequena estátua para saber qual o imperador representado. Nos últimos meses foram divulgadas várias descobertas na região.

Encontrada esfinge "sorridente" e com "covinhas" no Egito
MINISTRY OF ANTIQUITIES / HANDOUT

Foi descoberta uma esfinge “sorridente” no Egito. A pequena estátua tem “duas covinhas” marcadas no rosto. Os especialistas pensam tratar-se de uma representação do “imperador romano Claudianoius”.

A estátua de calcário foi encontrada perto do templo Hathor – de onde foi retirado o famoso Zodíaco de Dendra, que está em exposição, desde 1922, no museu do Louvre, em Paris. Estava enterrada numa “bacia bizantina dentro de um túmulo de dois níveis”, avança, em comunicado, o Ministério egípcio do Turismo e Antiguidades. Ao lado estava uma “estela romana gravada em demóticos e hieróglifos”.

MINISTRY OF ANTIQUITIES / HANDOUT

Os arqueólogos vão analisar a esfinge e a estela, com o objetivo de descobrir a identidade do imperador representado.

Nos últimos meses, as autoridades egípcias têm vindo a anunciar várias descobertas importantes. Recentemente, foi encontrado um corredor oculto de nove metros, no interior da Grande Pirâmide do Egito que poderia levar à “câmara funerária real do rei Quéops”, onde, supostamente, estaria o tesouro do faraó. Foi também encontrada uma múmia com 4.300 anos na necrópole de Saqqara.

MINISTRY OF ANTIQUITIES / HANDOUT

No entanto, alguns especialistas dizem que estes anúncios têm um significado político e económico. O Egito atravessa atualmente uma crise económica e, sendo o turismo uma grande fonte de receitas, quer aumentar o número de visitantes. O Governo espera chegar aos 30 milhões de turistas por ano até 2028.