Uma jovem de 17 anos alérgica à proteína do leite morreu durante um encontro diocesano em Manzanares, Espanha.
Irene sofreu uma paragem cardiorrespiratória após beber um café que tinha leite, no último fim de semana, durante um convívio da Igreja.
A jovem foi transferida para o Hospital General La Mancha Centro, em Alcázar de San Juan, mas não resistiu. As cerimónias fúnebres decorreram esta quinta-feira à tarde.
O chefe do serviço de Alergologia do Hospital Universitário Ciudad Real esclareceu, em declarações à rádio espanhola Cadena SER, que os episódios "graves" são raros, mas, neste caso, houve uma "reação fatal" ao contacto com a proteína do leite. A maioria destes tipos de alergia ocorre na infância e costuma passar até aos seis anos, à exceção de alguns casos, como este.
Homenagens
Nas redes sociais, a paróquia da Assunção de Nossa Senhora do Campo de Criptana lamentou a morte e agradeceu o "generoso trabalho" de Irene como voluntária.
"Pedimos uma oração pelo seu descanso eterno e temos os seus pais, irmão e outros familiares muito presentes. Que Deus os fortaleça neste momento tão doloroso!!!", escreveu ainda na mesmo publicação.
Também a escola onde Irene estudou homenageou a jovem no Facebook.
O prefeito da Câmara de Manzanares, Julián Nieva, lamentou a morte, acrescentando "que é hora de acompanhar a família", adianta a Cadena SER.