Mundo

Governo de Macron resiste, mas protestos nas ruas de França continuam

Correspondente SIC

Loading...

O Governo francês resistiu a duas moções de censura no Parlamento. O decreto para aumentar a idade da reforma fica, assim, legitimado, mas nem isso trava os manifestantes.

As autoridades francesas continuam com dificuldade em controlar os protestos violentos de grupos radicais. A noite passada voltou a ficar marcada por vandalismo nas ruas, depois de o Governo ter resistido a duas moções de censura no Parlamento.

O decreto para aumentar a idade da reforma fica, assim, legitimado. Mas a notícia de que o Executivo não ia cair foi recebida com protestos nas ruas da capital francesa. Vandalismo, violência, focos de incêndio e estradas cortadas pelo lixo espalhado pelos manifestantes.

Os bombeiros não tiveram mãos a medir e as autoridades tiveram dificuldade em controlar os grupos radicais. A situação foi idêntica noutras cidades mais pequenas, como em Lille, onde as autoridades tiveram até de usar gás lacrimogéneo.

Os manifestantes consideram que a rua é agora o último recurso para fazer recuar o Governo.

Macron vai falar ao país esta quarta-feira, para tentar acalmar os ânimos, mas não será para fazer qualquer cedência aos sindicatos, que garantem também não desistir. Na quinta-feira está marcada uma nova manifestação nacional.

Últimas Notícias
Mais Vistos