Mundo

Rocha com ouro avaliada em quase 150.000 euros encontrada na Austrália

Pedra foi encontrada numa mina de ouro em Vitória com o auxílio de um detetor de metais. Um avaliador de ouro ficou impressionado com o tamanho da pedra, a maior que viu em 43 anos de carreira.

Rocha com ouro encontrada na Austrália
Rocha com ouro encontrada na Austrália
Darren Kamp

Um australiano encontrou uma rocha de 4,6 quilos com ouro, avaliada em 240.000 dólares australianos (cerca de 148.000 euros).

A descoberta foi feita através de um detetor de metais numa mina de ouro, em Vitória, região conhecida por ser o “coração” da corrida ao ouro no país, no século XIX.

O avaliador de ouro Darren Kamp ficou impressionado com o tamanho da pedra, a maior que viu em 43 anos de carreira.

"Fiquei chocado. É uma descoberta única na vida", disse à BBC.

Na loja de Darren só aparecem habitualmente pessoas com ouro quase sem valor ou outras pedras que imitam ouro, “mas quando ele me deu esta pedra para as mãos e perguntou: esta pedra vale 10 mil dólares australianos (cerca de 6 mil euros)?”, o avaliador respondeu de imediato: “Tente 100 mil dólares australianos (cerca de 60 mil euros)”.

O homem disse a Kamp que a pedra que segurava era apenas metade da descoberta. No total, a rocha tinha de 4,6 quilos, mais de metade - cerca de 2,6 quilos - em ouro. Após a avaliação, Darren decidiu ficar com a pedra e referiu que o homem estava ansioso por gastar o dinheiro com a família.

“Disse-me, que a esposa ia ficar muito feliz”, contou o avaliador.

Embora descobertas como esta sejam raras, estima-se que a Austrália tenha as maiores reservas de ouro do mundo.