Mundo

Regresso de Bolsonaro ao Brasil: o aviso do ex-Presidente a Lula da Silva

Depois de três meses nos Estados Unidos, Bolsonaro regressa ao Brasil e coloca fora de hipótese uma liderança de oposição ao Governo do atual chefe de Estado.

Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal, em Brasília.
Loading...

Jair Bolsonaro deixou vários avisos a Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores, no dia em que voltou ao Brasil. O antigo Presidente regressa numa altura em que enfrenta vários processos judiciais, que o pode impedir de se candidatar a um novo mandato.

Depois de três meses nos Estados Unidos, regressa ao Brasil e coloca fora de hipótese uma liderança de oposição ao Governo de Lula da Silva. As primeiras palavras do ex-Presidente são um aviso ao atual.

“E mostrando a estas pessoas (Partido dos Trabalhadores) que por agora e por pouco tempo ele (Presidente Luiz Inácio Lula da Silva) está no poder, não vai fazer o que quer no futuro da nossa nação. Somos praticamente 20% das bancadas (no Congresso), para além de outros colegas nossos que aqui se encontram de vários outros partidos. Temos uma maioria dentro do Congresso”, afirmou Bolsonaro.

Uma possível candidatura às próximas eleições continua a ser um cenário possível, caso a justiça assim o permita. Bolsonaro enfrenta vários processos que o podem impedir de avançar novamente.

O caso das joias árabes

O caso mais recente é o das joias da Arábia Saudita. Já na próxima quarta-feira, o antigo governante vai ter de explicar à Polícia Federal porque é que recebeu joias a título pessoal dum país estrangeiro enquanto exercia as funções de Presidente do Brasil, sem que esses objetos fossem incluídos no património público.

Enquanto não houver decisões, Jair Bolsonaro vai manter-se ativo na política brasileira, apoiado sobretudo pela votação expressiva que teve nas últimas presidenciais.

Para já, tem previstas várias viagens pelo país para conversar com os apoiantes.