Mundo

Antigo satélite da NASA vai reentrar na atmosfera da Terra

Os especialistas acreditam que certos pedaços do satélite vão sobreviver à viagem, mas asseguram que o risco de provocarem algum acidente “é baixo”.

Antigo satélite da NASA vai reentrar na atmosfera da Terra

Um antigo satélite da NASA em queda deverá reentrar na atmosfera da Terra na madrugada desta quinta-feira. É esperado que alguns destroços sobrevivam, mas a agência diz que o risco de provocar algum acidente “é baixo”.

Com cerca de 270 quilos e ao fim de 16 anos de estudos ao Sol, o RHESSI está em queda e deverá reentrar na atmosfera da Terra por volta das 01:30 da madrugada desta quinta-feira.

Apesar da NASA esperar que a maior parte do satélite se desintegre na reentrada, certos componentes poderão mesmo sobreviver à viagem. No entanto, os astrónomos explicam que o risco de provocar algum acidente “é baixo” e acrescentam: a hipótese de atingir alguém é de 1 em 2.467.

A queda do RHESSI vem relembrar que a órbita da Terra é um local “perigoso”.

Atualmente, mais de 30 mil pedaços de destroços são monitorizados. No entanto, os especialistas alertam que há pedaços “demasiado pequenos" para poderem ser controlados. A Agência Espacial Europeia estima que existam cerca de 130 milhões de destroços microscópicos a orbitar a Terra.