Mundo

Cabras ajudam na prevenção dos incêndios florestais no Chile

Depois da vaga de incêndios que causou dezenas de mortos no início do ano, os chilenos recorrem a rebanhos de cabras para limpeza das zonas florestais. Essa é uma estratégia que também tem sido utilizada em Portugal e Espanha.

Loading...

Na cidade chilena de Santa Juana, duramente atingida por incêndios florestais no início deste ano, os moradores apostam numa força especial para ajudar a combater as chamas: um rebanho de cabras. Estes animais já ajudaram a salvar a floresta nativa do Bosque de Chacay, no centro do Chile.

Em fevereiro, os incêndios alimentados pelas altas temperaturas e por uma seca severa causaram dezenas de mortos, milhares de feridos e quase 440.000 hectares foram destruídos no centro-sul do país.

O recurso a rebanhos para limpeza das zonas florestais, também utilizado em Portugal e em Espanha, baseia-se no pastoreio de cabras para controlar as pastagens secas e outras vegetações que alimentam os incêndios florestais no verão.

Os excrementos das cabras, também designadas por cabras sapadoras pelo seu papel no combate aos fogos florestais, ajudam a enriquecer o solo e a evitar mais erosão.

Após os incêndios florestais que também causaram vítimas mortais em 2017, Rocio Cruces começou a desenvolver o projeto para criação de cabras com o objetivo de combater os fogos florestais. Desde então, o seu rebanho cresceu de 16 cabras para 150 e esta criadora espera que o seu exemplo sirva de inspiração a outras pessoas.

"Estamos mais confiantes do que nunca de que esta metodologia funciona e queremos compartilhá-la com outros territórios para gerar uma prevenção ecológica de incêndios", disse Rocio Cruces em entrevista à agência Reuters.