O Irão revelou esta quarta-feira a quarta geração do seu míssil balístico Khorramshahr. Nomeado como Khaibar, este míssil tem uma capacidade de alcance até 2.000 quilómetros e uma ogiva de 1.500 quilos.
A revelação foi feita na IRNA, a agência de notícias oficial do país.
“O mais novo míssil balístico do Irão foi apresentado hoje [quinta-feira] numa cerimónia em que esteve presente o ministro da Defesa”, adiantou a IRNA.
Segundo a agência, o teste com o míssil foi um “sucesso”.
O teste acontece dois dias depois do chefe das Forças Armadas de Israel levantar a possibilidade de uma “ação” contra o Teerão por causa do seu programa nuclear.
O Irão tem vindo a ampliar o seu programa de mísseis, em particular os balísticos, apesar da oposição dos Estados Unidos e da preocupação mostrada pelos países europeus.
“A nossa mensagem para os inimigos do Irão é que defenderemos o país e a suas conquistas. A nossa mensagem para os nossos inimigos é que queremos ajudar a estabilidade regional”, garantiu o ministro da Defesa, Mohammadreza Ashtiani.
Com um dos maiores programas de mísseis do Médio Oriente, o país afirma que as suas armas são capazes de atingir Israel e bases norte-americanas na região.
Ainda assim, o Governo do Teerão garante que este é apenas um programa defensivo e de persuasão.