Mundo

Irão testa com “sucesso” míssil balístico com 2.000 quilómetros de alcance

O Irão, que tem um dos maiores programas de mísseis do Médio Oriente, afirma que as suas armas são capazes de atingir Israel e bases norte-americanas na região. Ainda assim, garante que este é apenas um programa defensivo e de persuasão.

Um míssil balístico de 4ª geração Khorramshahr chamado Khaibar com alcance de 2.000 km lançado num local não revelado no Irão, em 25 de maio de 2023.
Um míssil balístico de 4ª geração Khorramshahr chamado Khaibar com alcance de 2.000 km lançado num local não revelado no Irão, em 25 de maio de 2023.
Iran's Ministry of Defence/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

O Irão revelou esta quarta-feira a quarta geração do seu míssil balístico Khorramshahr. Nomeado como Khaibar, este míssil tem uma capacidade de alcance até 2.000 quilómetros e uma ogiva de 1.500 quilos.

A revelação foi feita na IRNA, a agência de notícias oficial do país.

“O mais novo míssil balístico do Irão foi apresentado hoje [quinta-feira] numa cerimónia em que esteve presente o ministro da Defesa”, adiantou a IRNA.

Segundo a agência, o teste com o míssil foi um “sucesso”.

O teste acontece dois dias depois do chefe das Forças Armadas de Israel levantar a possibilidade de uma “ação” contra o Teerão por causa do seu programa nuclear.

O Irão tem vindo a ampliar o seu programa de mísseis, em particular os balísticos, apesar da oposição dos Estados Unidos e da preocupação mostrada pelos países europeus.

“A nossa mensagem para os inimigos do Irão é que defenderemos o país e a suas conquistas. A nossa mensagem para os nossos inimigos é que queremos ajudar a estabilidade regional”, garantiu o ministro da Defesa, Mohammadreza Ashtiani.

Com um dos maiores programas de mísseis do Médio Oriente, o país afirma que as suas armas são capazes de atingir Israel e bases norte-americanas na região.

Ainda assim, o Governo do Teerão garante que este é apenas um programa defensivo e de persuasão.