Mundo

Eleições presidenciais na Turquia: lira atingiu desvalorização recorde

Loading...

As últimas sondagens indicam a reeleição do islamista e conservador Recep Tayyip Erdogan, há 20 anos no poder, para um terceiro mandato.

Na Turquia, terminou esta sexta-feira a campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais. A dois dias da votação, as sondagens indicam que o atual Presidente Recep Tayyip Erdogan deverá ser reeleito para um terceiro mandato.

A dois dias da segunda volta das presidenciais, a lira turca registou uma desvalorização recorde face ao dólar. Para os analistas económicos pouco importa quem vence as eleições de domingo.

"Independentemente do possível resultado das eleições, há mais investidores a preparar-se para a desvalorização da lira no futuro, pois ambas as políticas económicas que a Aliança Popular do senhor Presidente Erdogan, ou a Aliança Nacional do senhor Kiliçdaroglu, vão implementar enfrentam vários desafios na transformação da economia", refere um especialista.

À Turquia começaram a chegar os votos de 3 milhões de emigrantes recenseados para votar nas presidenciais. Nos últimos comícios, Kemal Kiliçdaroglu, que é apoiado por uma aliança de seis partidos dominada pelo Partido Republicano do Povo, fez um apelo ao voto nacionalista. Na primeira volta ficou apenas a 5% de Erdogan.

As últimas sondagens indicam a reeleição do islamista e conservador Recep Tayyip Erdogan, há 20 anos no poder, para um terceiro mandato.

Últimas Notícias
Mais Vistos