O império deixado por Leonardo Del Vecchio, que morreu aos 87 anos em junho do ano passado, chegou para criar várias gerações de multimilionários. A fortuna do segundo homem mais rico de Itália, dono da EssilorLuxottica, fabricante de óculos que detém marcas como Ray-Ban e Sunglass Hut, superava os 23 mil milhões de euros e foi distribuída pela mulher e pelos seus seis filhos. Graças a isso, três dos seus herdeiros entraram para a lista da Forbes que enumera os mais jovens multimilionários do mundo.
Clemente Del Vecchio tinha apenas 18 anos (completou 19 há poucos dias) quando recebeu a sua fatia da herança. Herdou mais de 3,2 mil milhões de euros, assim como os seus irmãos. É por isso o mais novo entre os 15 jovens mais ricos do mundo - todos com 30 ou menos de 30 anos -, mas há mais dois Del Vecchio na lista.
Luca, de 21 anos, e Leonardo, de 27, também entram nas contas da Forbes, com património idêntico ao do irmão mais novo.
Depois de Clemente Del Vecchio surge Kim Jung-youn, de 19 anos, mas sobre a jovem sul-coreana pouco se sabe. A sua fortuna está avaliada em 1,5 mil milhões de euros (assim como a da irmã mais velha, Kim Jung-min, que aos 21 anos também entra nesta lista de jovens muito afortunados) e foi herdada após a morte do pai, Kim Jung-ju, aos 54 anos. O empresário fundou a gigante de jogos eletrónicos Nexon.
No entanto, outro aniversário, celebrado também em maio, vai obrigar a alterações na lista.
Mark Mateschitz, que no dia 7 passou a barreira dos 30 anos, era até então o jovem mais rico do mundo. Herdou a fortuna do pai, Dietrich Mateschitz, cofundador da Red Bull, marca de bebidas energéticas que há muito expandiu a sua área de atuação, e que morreu em outubro do ano passado.
A Forbes destaca também que destes 15 jovens apenas quatro construíram a sua fortuna a pulso. Os restantes 11 multimilionários com 30 ou menos anos foram criados graças a heranças. Ainda assim, continuam a destacar-se, já que a idade média dos mais ricos do mundo ronda atualmente os 65 anos.