Mundo

Coreia do Sul pede desculpa por alerta "exagerado", mas diz que "não foi um erro"

O presidente da Câmara de Seul pediu desculpa, horas após uma mensagem de alerta de míssil, mas defendeu a decisão que tomaram, referindo que "não fazemos concessões em termos de segurança".

Mensagem a avisar sobre lançamento de míssil aos sul coreanos
Loading...

O lançamento de um satélite pela Coreia do Norte fez soar os alarmes e lançou o pânico na Coreia do Sul e no Japão, onde as autoridades julgaram tratar-se de um míssil balístico.

Horas depois do sistema de alerta da cidade de Seul ter enviado para os telemóveis uma mensagem a informar que a Coreia do Norte acabara de lançar um míssil, o presidente da Câmara da capital sul coreana, pedia desculpa, mas defendia a decisão.

"Esta mensagem de emergência pode ter sido uma reação exagerada de um funcionário, mas não foi um erro. Por princípio reagimos sempre de uma forma que pode parecer excessiva, mas não fazemos concessões em termos de segurança", explicou o autarca.

No Japão, as sirenes soaram em alguns locais e milhões de japoneses receberam mensagens de alerta de lançamento de míssil.

"Pensei que fosse um terramoto, mas quando olhei para o alerta percebi que era um míssil", disse um habitante.

A Coreia do Norte diz que tentou lançar um satélite de reconhecimento, admitindo que o lançamento fracassou mas que vai continuar a desenvolver tecnologia e armamento que considera fundamentais para a defesa do país.