Pelo menos 80 pessoas morreram e 850 foram hospitalizadas na Índia depois de um comboio de passageiros ter descarrilado e colidido com um outro comboio de passageiros em Odisha esta sexta-feira, informa a Reuters.
O acidente, de acordo com o relato das agências internacionais de notícias, ocorreu às 19:30 locais (13:50 em Lisboa), perto de uma estação na localidade de Bahanaga, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli, fez 80 mortos e 850 feridos.
As imagens do rescaldo do acidente, transmitidas pela televisão indiana NDTV, mostram umas 15 carruagens viradas ao contrário, com várias pessoas no topo a tentar retirar os passageiros que ainda estavam presos no interior.
O porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma, explicou que o choque deu-se por volta das 19:00 locais, e que as carruagens que ficaram em sentido contrário foram depois abalroadas por um comboio de passageiros que seguia a alta velocidade.
Mais de 15 equipas de bombeiros, 30 médicos, 500 polícias e 75 ambulâncias foram mobilizadas para o local, anunciaram as autoridades, salientando que as operações de resgate vão continuar, apesar de já ser noite cerrada em Odisha.
As operações de resgate estão a decorrer no local e "toda a assistência possível" está a ser prestada aos feridos, disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, num tweet.
O ministro chefe de Odisha, Naveen Patnaik, disse que a prioridade das autoridades é “levar os feridos para os hospitais, essa é a nossa primeira preocupação, cuidar dos vivos”.
O Expresso Coromandel, que liga Calcutá a Chennai, descarrilou e caiu na via oposta, com muitas pessoas ainda encurraladas, de acordo com os relatórios.