Mundo

Papa Francisco já teve alta hospitalar

As audiências com o Papa continuarão suspensas pelo menos até ao início da próxima semana.

Papa Francisco já teve alta hospitalar
GUGLIELMO MANGIAPANE/Reuters

O Papa Francisco vai ter alta esta manhã depois de uma semana internado no Hospital Gemelli, em Roma. Foi a segunda vez este ano que o Sumo Pontífice teve de ser hospitalizado.

O Papa Francisco, de 86 anos, saiu do hospital numa cadeira de rodas às 08:45 (07:45 em Lisboa), sorriu, acenou, agradeceu a uma multidão de fiéis, e levantou-se para entrar na viatura do Vaticano que o esperava.

"O Papa está bem. Está melhor do que antes", disse o cirurgião Sergio Alfieri aos jornalistas depois de acompanhar Francisco até ao automóvel.

A 7 de junho, o Papa fez uma cirurgia abdominal de três horas com anestesia geral, para reparar uma hérnia e remover cicatrizes dolorosas, que decorreu sem complicações.

Recorde-se que no final de março, uma bronquite obrigou o Papa Francisco a passar alguns dias no 10.º andar do Hospital Gemelli.

Apesar de ter alta esta sexta-feira, as audiências com o Papa deverão manter-se suspensas até ao início da próxima semana. Quanto a viagens, na agenda do Sumo Pontífice, há duas marcadas para apenas para agosto.

Entre essas deslocações está a vinda a Portugal no início de agosto no âmbito da Jornada Mundial da Juventude e no final do mesmo mês, uma viagem à Mongólia, a primeira de um Papa ao país, onde só vivem mil e 300 católicos, mas que é estrategicamente muito importante para Roma por causa da proximidade com a China.