Mundo

"Estamos a fazer tudo o que podemos": buscas por submarino desaparecido vão ser reforçadas

Na primeira conferência de imprensa, a Guarda Costeira norte-americana frisa que a prioridade é resgatar as pessoas que estão a bordo, mas não confirma a identidade dos passageiros.

"Estamos a fazer tudo o que podemos": buscas por submarino desaparecido vão ser reforçadas
Twitter/Judy M. Foote, Lieutenant Governor

Após um dia de buscas pelo submarino turístico desaparecido perto dos destroços do Titanic, a Guarda Costeira norte-americana deu a primeira conferência de imprensa. O contra-almirante, John Mauger, frisa que a prioridade é regatar as pessoas que estão a bordo e indica que, para isso, estão a fazer de tudo para conseguirem localizar o submersível.


Depois da SkyNews ter avançado a identidade de três passageiros, o responsável pela operação de busca abstém-se de confirmar quem está abordo “por respeito pelas famílias”, que ainda estão a ser notificadas.

Como estão a decorrer as buscas?

O contra-almirante acrescenta que quando a Guarda Costeira recebeu o alerta lançou o navio Polar Prince para uma busca à superfície. Ao mesmo tempo foi emitida uma aeronave C-130 para levar a cabo uma busca aérea.

A Guarda Costeira norte-americana coordenou as operação de busca com as autoridades canadianas para destacar mais meios para o local. Ainda assim, John Mauger adianta que nos próximos dias os meios vão ser reforçados.

Os destroços do Titanic estão a 3.800 metros de profundidade e a 600 quilómetros da costa da Terra Nova, no Canadá.