Mundo

"Espera-se que ocupantes do Titan estejam em hipotermia severa"

Não é só a possível falta de oxigénio que poderá estar a afetar os cinco ocupantes do submarino Titan. É expectável que, nesta fase, estejam num estado de hipotermia severa.

Loading...

A temperatura da água do mar está muito baixa e, por isso, é expectável que os cinco ocupantes do submarino estejam já num estado de hipotermia, avançou esta quinta-feira o comandante Zambujo Madeira, do destacamento de Mergulhadores da Marinha.

"A hipotermia afetar o discernimento numa altura em que a temperatura da água está muito baixa. Já se espera que estejam num estado de hipotermia severa com vasoconstrição dos membros", afirmou.

Para Zambujo Madeira, ainda há uma possibilidade real de haver oxigénio dentro do Titan, uma vez que a bordo seguiam dois ocupantes experimentes que podem ter incutido “disciplina para estarem em estado de repouso”.

No entanto, entende que, neste momento, a situação já está no limite e que todas as margens já “estão estendidas”.

Com o ROV Victor 6000 a em ação, o comandante da Marinha acredita que nas próximas duas/três serão dadas as primeiras informações sobre a atuação do robô. A embarcação francesa mergulha a 6.000 metros de profundidade e pode ser fulcral para identificar e até resgatar o Titan.