Os EUA estão a reforçar as buscas pelo Titan, o submarino desaparecido no Oceano Atlântico, à medida que o tempo continua a contar e as probabilidades de sobrevivência dos ocupantes são cada vez menores. Nas operações de busca e resgate estão cinco equipamentos norte-americanos, britânicos, canadianos e franceses.
Segundo os cálculos da Guarda Costeira norte-americana, o oxigénio dentro do aparelho irá esgotar-se poucos minutos depois das 12:00, no entanto há quem acredite que ainda há esperança pela presença de dois membros experientes que sabem conservar oxigénio e, também, impedir ou adiar a nocividade da quantidade de CO2 no submarino.
As autoridades marítimas estão, então, a correr contra o relógio para obter recursos para encontrar e recuperar o submarino Titan, que perdeu contato com seu navio-mãe durante um mergulho nos destroços do Titanic nas profundezas do Atlântico Norte no domingo.
Espera-se que o suporte de vida no submarino desaparecido diminua em breve para as cinco pessoas a bordo, cerca de 96 horas após sua implantação.
Aqui estão cinco embarcações principais envolvidas no esforço de busca, no local ou a caminho, de acordo com as guardas costeiras dos EUA e do Canadá:
CCGS John Cabot
A embarcação científica de pesca offshore da Guarda Costeira Canadense de cerca 63 metros tem um “sonar profundo avançado”, de acordo com a Guarda Costeira do Canadá. O sonar usa ecos de ondas sonoras para encontrar objetos ou mapear recursos no oceano.
Motor Vessel Horizon Arctic
A embarcação também do Canadá de manuseio de âncoras de quase 94 metros possui um hangar para veículos operados remotamente (ROV) com um sistema de lançamento e recuperação. Sean Leet, co-fundador e presidente da empresa proprietária, Horizon Maritime Services, afirmou que foi equipado com um ROV fornecido pelos militares dos EUA e é esperado no local do naufrágio do Titanic na quinta-feira.
Navio de pesquisa L'Atalante
Este navio de pesquisa multiuso francês de 85 metros tem o Victor 6000, um ROV que pode mergulhar a quase seis mil metros, sendo que os destroços do Titanic estão a quase quatro mil metros de profundidade. O Victor 6000 pode executar tarefas como busca e inspeção por vídeo e acústica, e possui braços robóticos que podem manipular objetos, de acordo com o operador do navio, a Frota Oceanográfica Francesa.
HMCS Glace Bay
Um navio de defesa costeira de 55 metros da Marinha do Canadá transporta pessoal médico e uma câmara de descompressão móvel, que pode ser necessária para qualquer sobrevivente trazido das profundezas do Titanic.
Magellan ROV
Um veículo operado remotamente da empresa de mapeamento de águas profundas Magellan, que opera submersíveis que podem atingir mais de cinco mil metros de profundidade. A Magellan, com sede em Guernsey, nas Ilhas Britânicas, é conhecida pelas imagens que captou do Titanic.