O submarino Titan, da empresa OceanGate Expeditions, está desaparecido desde segunda-feira e está a decorrer, neste momento, uma operação de busca e resgate levada a cabo por autoridades norte-americanas na costa do Canadá.
Hamish Harding
Um dos desaparecidos é Hamish Harding, de 58 anos. A família confirmou, através das redes sociais, que Hamish seguia a bordo do Titan. O próprio tinha partilhado, na sua página de Facebook, a 17 de junho, que ia embarcar no Titan para ver os destroços do Titanic.
O britânico é dono da Action Aviation, uma empresa de vendas de jatos privados com sede no Dubai. No ano passado, Hamish Harding, que se descreve como um explorador, foi ao espaço a bordo e um foguetão da Blue Origin.
Shahzada Dawood e o filho Suleman
Um empresário paquistanês e o seu filho estão também entre os cinco desaparecidos a bordo do Titan. Shahzada Dawood, de 48 anos, e Suleman, de 19 anos, estudante, são cidadãos britânicos e pertencem a “uma das famílias mais respeitadas do Paquistão”, comunicou Dawood Hercules, uma empresa administrada pela família.
À AFP, uma fonte disse que Shahzada Dawood é um “pai amoroso” de dois filhos com uma forte paixão por “fotografia, especialmente fotografia da vida selvagem, e exploração de diferentes habitats naturais”.
Shahzada Dawood é curador da Fundação Dawood, uma instituição de caridade fundada em 1960 dedicada à educação.
O pai de Shahzada, Hussain Dawood, é regularmente citado pela imprensa paquistanesa como um dos homens mais ricos do país.
Paul-Henry Nargeolet
Paul-Henry Nargeolet é um ex-comandante que serviu da Marinha francesa durante 25 anos, tendo ocupado o cargo de capitão do grupo de submersão profunda.
Foi líder da primeira expedição de recuperação do Titanic, de acordo com a BBC, e foi diretor de pesquisa submarina da Experiential Media Group e da RMS Titanic.
Paul-Henry Nargeolet liderou várias expedições ao Titanic, completando 35 mergulhos esteve envolvido em inúmeras expedições científicas ao redor do mundo. É considerado uma autoridade no que diz respeito ao histórico naufrágio.
Stockton Rush
Stockton Rush, dono e fundador da OceanGate Expeditions, também seguia a bordo do submarino. É norte-americano e começou a sua carreira como piloto. Aos 19 anos, tornou-se a pessoa mais jovem do mundo a pilotar um jato.
Três anos depois, entrou na McDonnell Douglas, uma empresa que fabrica aviões, como engenheiro de testes de voo. De acordo com a imprensa norte-americana, Stockton Rush chegou a criar, em 1989, uma aeronave experimental, a Glasair III, que ainda hoje voa.
Em 2009, criou a OceanGate Expeditions, responsável pelo expedição ao Titanic, que tem criado embarcações capazes de atingir profundidades de 6.000 metros. A empresa é uma das mais reputadas no que diz respeito à exploração das profundezas do mar.
Em 2012, foi cofundador da OceanGate Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada aos avanços em tecnologia marítima, ciência, história e arqueologia.