Mundo

Frango criado em laboratório passa a poder ser comercializado nos EUA

O Departamento de Agricultura norte-americano inspecionou e aprovou os sistemas de higiene alimentar de duas empresas que produzem carne em laboratório, cujos produtos vão estar disponíveis rapidamente em alguns restaurantes, já adiantaram as sociedades.

Carne de frango criada em laboratório.
Carne de frango criada em laboratório.
Terry Chea

Os EUA autorizaram quarta-feira pela primeira vez a comercialização de carne de frango criada em laboratório por duas empresas, anunciou esta quinta-feira um porta-voz do Departamento da Agricultura (USDA, na sigla em Inglês).

O USDA inspecionou e aprovou os sistemas de higiene alimentar das empresas Upside Foods e Good Meat, cujos produtos vão estar disponíveis rapidamente em alguns restaurantes, já adiantaram as sociedades.

Em novembro, as empresas tinham obtido autorização da agência para a segurança alimentar nos EUA (FDA, na sigla em Inglês), ao passo que o USDA aprovou na semana passada a conformidade das designações.

Em janeiro deste ano, a Upside Foods aliou-se a outras empresas que produzem carne em laboratório e contactaram chefs como o argentino Francis Mallmann e o espanhol José Andrés para disponibilizarem o produto no menu dos seus restaurantes.

"Um passo de gigante para um futuro mais duradouro"

Uma Valeti, fundador e presidente executivo da Upside Foods, saudou a decisão como "um passo de gigante para um futuro mais duradouro". Já Josh Tetrick, cofundador e presidente executivo da Eat Just, que controla a Good Meat, congratulou-se:

"Somos a única empresa que vende carne cultivada em laboratório no mundo, desde o nosso lançamento em Singapura, em 2020, e agora estamos autorizados a fazê-lo na primeira potência mundial".

A Upside Foods já recebeu a primeira encomenda, que veio do restaurante da chef francesa Dominique Crenn, uma estrelada Michelin, em San Francisco. Por seu lado, o primeiro fornecimento da Good Meat deve ser destinado ao 'chef' José Andrés.