As sombras parecem poucas para os milhares de turistas que por estes dias têm passeado pelas ruas de Roma. Com as temperaturas cada vez mais altas fazem o que conseguem para se manterem frescos.
“Somos de Singapura, por isso, estamos habituados ao calor mas isto é de loucos. Nunca tivemos nada acima dos 32 graus" turistas Singapura.
A onda de calor está a aquecer vários países da Europa, como aconteceu no verão do ano passado.
Um estudo, revelado agora, por uma revista científica avança que entre maio e o início de setembro de 2022 morreram mais de 71 mil pessoas por causa das altas temperaturas.

O maior número de mortes foi registado em Itália - cerca de de 18 mil, seguindo-se Espanha com mais de 11 mil e a Alemanha com oito mil. Em Portugal, morreram mais de duas mil pessoas, sobretudo idosos com mais de 80 anos.
Numa altura em que os termómetros de vários países da Europa estão a subir, as autoridades repetem os apelos para que a população mantenha cuidados.
Em França, sete departamentos vão estar sob alerta nos próximos dias. Também na Alemanha e na Polónia, os dias têm sido quentes, com temperaturas a rondar os 40 graus devido à massa de ar quente vinda de África.
O contrário da Europa
Enquanto a Europa enfrenta o calor, outros países estão a ser atingidos por chuvas intensas. No Japão morreram pelo menos seis pessoas e na Índia há 15 mortos e milhares de desaparecidos.
Em poucos minutos, as ruas do sul do Japão ficaram completamente inundadas. A força da água arrastou carros, árvores e partes de casas e provocou dezenas de deslizamentos. Pelo menos seis pessoas morreram e três estão desaparecidas.
De acordo com as autoridades a fase mais crítica já terá passado e por isso, no terreno, estão a avançar os trabalhados de limpeza. Quase 1500 famílias continuam sem eletricidade.

As chuvas torrenciais também provocaram estragos nos Estados Unidos, sobretudo em Nova Iorque.
Há registo de pelo menos uma vítima mortal e centenas de pessoas desaparecidas. Várias estradas ficaram completamente destruídas e dezenas de voos foram cancelados. Devido ao estado do tempo foi declarado estado de emergência pelo menos até esta quarta feira.
“À medida que o planeta aquece, uma das coisas que muda na atmosfera é a quantidade de água que a atmosfera consegue suster. Portanto, o ar mais quente sustém mais água. Assim, quando temos oceanos mais quente basicamente em todo o lado, o que acontece é que a água evapora e enche a atmosfera e temos mais vapor.” Gavin Schmidt, Instituto Goddard Nasa Para Estudes Espaciais
Em três dias pelo menos 15 pessoas morreram na Índia por causa do deslizamentos de terras que obrigaram ao corte de 700 estradas. Por precaução as escolas foram encerradas.
O Departamento de Meteorologia emitiu alerta vermelho em vários distritos. Estas chuvas foram as mais intensas dos últimos 40 anos.