Os numeros dos incendios no Canadá são alarmantes e o cenário é considerado “sem precedentes”. O ultimo balanço apontava para mais de 800 fogos ativos, sendo que a grande maioria ainda lavra descontroladamente.
“Atualmente, há cerca de 881 incêndios ativos e dez milhões de hectares ardidos. Estamos a assistir a um aumento da atividade no Quebeque e na Colúmbia Britânia. Em Alberta a situação está estável, mas ainda há alguma atividade”, afirma Jennifer Kamau, do Centro de Incêndios Florestais do Canadá.
O país está a combater os fogos desde o início de maio, numa temporada de incêndios “sem precedentes”. E as previsões estão longe de serem animadoras.
“[Esta é] a pior época de que há registo em termos de hectares ardidos, desde, provavelmente, 1982”, realça Jennifer Kamau.
Ao todo quase 1.400 bombeiros dos Estados Unidos, México e do continenteu europeu combatem os incendios florestais no Canada. Espera-se pela chegada de mais ajuda internacional, já solicitada pelas autoridades, nos próximos dias.