Mundo

Mais de 100 incêndios dados como descontrolados no Canadá

Segundo as autoridades canadianas, estão ativos mais de 230 incêndios, dos quais 110 estão dados como descontrolados. Com milhões de hectares já queimados, o Canadá está a caminho da pior época de incêndios florestais de sempre.

Mais de 100 incêndios dados como descontrolados no Canadá
Noah Berger

Com mais de 100 incêndios fora do controle, as autoridades da Colúmbia Britânica, no Canadá, pedem ajuda às forças armadas canadianas. No terreno, mais de 1.000 operacionais estrangeiros ajudam os bombeiros canadianos no combate aos fogos.

“Dos 239 novos fogos que começaram nos últimos sete dias, 110 estão atualmente classificados como descontrolados. Significa que não estão a ser combatidos ou não respondem ao combate”, afirma Sarah Budd, do Serviço de Combate a Incêndios da Colúmbia Britânica.

Loading...

Nos próximos tempos, as previsões apontam para o fim das trovoadas – responsáveis pela ignição de novos fogos. No entanto, Sarah Budd sublinha que a melhoria das condições meteorológicas também tem um “aspeto negativo”.

“O aspeto negativo disso é que, à medida que o céu fica limpo, começamos a verificar uma tendência de aquecimento e seca, que alimentará o comportamento dos fogos atuais no terreno. Portanto, prevemos que resto do mês de julho e agosto sejam desafiantes e depois disso é difícil dizer como correrá a época de incêndios.”

Com milhões de hectares já queimados em todo o país, o Canadá está a caminho da pior época de incêndios florestais de sempre, dizem as autoridades.