Mundo

Onda de calor: quando se é contra o ar-condicionado, como arrefecer? Carlo explica

O hemisfério norte continua no braço de ferro com o calor. Em Roma, só as fontes da cidade aliviam as altas temperaturas, numa altura difícil também para os agricultores.

Loading...

Apaixonados desde sempre pelas águas públicas, já assim contam os aquedutos e as termas da Roma Antiga, os italianos fizeram da cidade lugar de fontes monumentais, ornamentais, fontanários. Fazem parte da história duma nação e em dias de temperaturas muito altas dão jeito a dobrar.

“Sou contra o ar condicionado, porque não gosto do termo. Faz-me lembrar termos usados no sistema prisional: ‘período ao ar livre’ e ‘liberdade condicionada’. Por isso, prefiro uma fonte", explica Carlo.

Já no vale da Morte, na Califórnia, o local mais baixo e mais quente nos Estados Unidos, a temperatura sobe quase todos os dias, nesta altura, acima dos 50 graus Celsius.

Em Pequim, onde esta semana os termómetros rondam os 35, a nova moda é vestir roupa larga e assim fazer frente ao sol. As escolhas nas lojas dão muitos gostos. Há também à venda chapéus com pequenas ventoinhas no interior que funcionam a bateria solar.