Quase 2.500 pessoas foram retiradas, durante a madrugada, de Corfu, na Grécia, onde um incêndio lavra no norte desta ilha turística, disse esta segunda-feira um porta-voz dos bombeiros.
O incêndio florestal levou à "retirada preventiva de 2.466 pessoas", esta madrugada, indicou Yannis Artopios.
Até agora, não há residências ou hotéis destruídos, acrescentou.
O alerta foi dado aos cidadãos do norte da ilha Corfu e aos turistas através de uma mensagem de telemóveis. Eram aconselhados a deixar a sua residência “por precaução”.
A Grécia está a ser atingida por uma das mais longas ondas de calor das últimas décadas. Este domingo os termómetros ultrapassaram os 46ºC em alguns lugares.
Vários incêndios florestais estão ativos nas ilhas e no continente helénico.
Na ilha de Dodecaneso, as chamas lavram pelo sétimo dia. Dois helicópteros e dois bombardeiros tentam combater as chamas.
Este sábado, as autoridades realizaram uma grande operação de evacuação na ilha de Rodes no sábado. Cerca de 19 mil pessoas foram retiradas por prevenção.
Governo diz ter realizado "maior evacuação de sempre"
O Governo da Grécia admite que a retirada de pessoas da ilha de Rodes é “a maior evacuação de sempre”, na história do país. Mais de três mil pessoas foram retiradas das casas e hotéis por causa dum incêndio florestal. Outras 16 mil foram deslocadas dos locais onde estavam para sítios mais seguros.
As imagens partilhadas nas redes sociais mostram famílias inteiras de partida devido ao forte incêndio que atinge a ilha de Rodes, na Grécia. Algumas pessoas tiveram de percorrer vários quilómetros a pé
Milhares de turistas ficaram com as férias destruídas, tendo de fugir dos hotéis devido às chamas que se aproximam. Há seis dias que o incêndio consome a floresta da ilha grega de Rodes – uma das mais afastadas do continente.
Durante esta semana, o incêndio aproximou da costa, o que levou as autoridades gregas a tomarem a decisão de retirar perto de 19 mil pessoas para zonas mais seguras: 16 mil partiram pela estrada, outras 3 mil pelo mar. Pelo menos três resorts foram totalmente evacuados