Mundo

"Um dia és decisivo para formar Governo, no dia seguinte Espanha ordena a tua detenção"

Nas redes sociais, o ex-líder catalão, Carles Puigdemont, reagiu com ironia ao pedido de detenção, conhecido um dia depois das eleições espanholas.

"Um dia és decisivo para formar Governo, no dia seguinte Espanha ordena a tua detenção"
Francisco Seco

Espanha pediu um novo mandado de detenção internacional para o antigo chefe do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont. Nas redes sociais, Puigdemont reagiu com ironia por isto ter sido conhecido um dia depois das eleições espanholas.

O Ministério Público espanhol solicitou ao juiz Pablo Llarena que emitisse novos mandados de busca e detenção contra o ex presidente do Governo regional da Catalunha.

O pedido surge depois de há três semanas ter sido retirada a imunidade parlamentar a Puigdemont. Nas redes sociais, o ex líder catalão reagiu com ironia por ter sido conhecido um dia depois das eleições espanholas.

"Um dia és decisivo para formar um Governo espanhol, no dia seguinte Espanha ordena a tua detenção", escreveu Puigdemont nas redes sociais.

O partido de Puigdemont pode ser a chave para desbloquear o impasse eleitoral, mas esse é um cenário muito improvável.

O ex dirigente catalão já tinha dito que só daria luz verde a um Governo do PSOE se Pedro Sanchéz fizesse um referendo de independência à Catalunha.

As acusações contra Puigdemont

Carles Puigdemont vive na Bélgica desde 2017 para fugir à justiça espanhola e é membro do Parlamento Europeu desde 2019 pelo partido independentista Juntos pela Catalunha (JxCat).

Carles Puigdemont está acusado pela justiça espanhola de peculato (pelo uso de verbas públicas para organizar um referendo ilegal sobre a independência da Catalunha, em outubro de 2017), e desobediência.