Mundo

Cheias na China: homem fica preso no carro arrastado pelo rio

Doksuri é uma das tempestades mais fortes a atingir a China em anos e causou inundações generalizadas no fim de semana na província de Fujian, no sul, levando centenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas.

Loading...

Na sequência das chuvas torrenciais em Pequim, um homem ficou preso no seu carro enquanto este era arrastado por uma forte corrente de água. Mais tarde, foi resgatado pelos bombeiros.

Um homem preso no seu carro numa forte enchente em Pequim foi resgatado por bombeiros enquanto outras pessoas foram retiradas das suas casas na capital, após chuvas torrenciais do tufão Doksuri, conforme informou a televisão estatal CCTV esta segunda-feira.

O homem foi visto preso no seu carro, que estava a ser arrastado pela força da corrente num rio inundado na cidade de Wuhan, em Hebei.

Imagens sufocantes dos órgãos de comunicação estatais mostraram o carro mais tarde a parar e os bombeiros a resgatar o homem.

Da mesma forma, foram vistos carros submersos em estradas na cidade de Baoding, em Hebei.

O rio Dashi, na cidade de Liuli, no sudoeste de Pequim, também transbordou devido às inundações, informou a CCTV, enquanto o governo local evacuou residentes em seis aldeias na área no domingo.

A Doksuri desoladora

Pelo menos duas pessoas morreram esta segunda-feira em Pequim, na sequência das chuvas torrenciais que atingiram a capital chinesa e outras partes do norte da China, informou a imprensa estatal.

Os serviços de resgate encontraram dois corpos em cursos de água no distrito de Mentougou, no norte do município de Pequim, segundo o jornal oficial Diário do Povo.

As autoridades colocaram hoje a capital chinesa no alerta máximo de risco de inundação.

Face aos efeitos do tufão Doksuri, que atingiu o sul e o centro da China, na semana passada, os meteorologistas preveem que a capital chinesa e o norte do país irão sofrer as chuvas mais fortes em mais de uma década, de acordo com o jornal oficial Global Times.

As províncias e regiões próximas de Pequim devem também ser afetadas nos próximos dias.

Até às 23:00 de sábado (16:00 em Lisboa), 31.338 pessoas em Pequim foram transferidas para locais seguros, 4.069 obras foram interrompidas e todos os locais turísticos foram encerrados, informou a televisão estatal CCTV.

Entre as 20:00 (13:00 em Lisboa) de sábado e as 20:00 de domingo, a precipitação média acumulada em Pequim foi de 39,1 milímetros. O recorde foi registado na cidade de Xingtai, na província de Hebei (norte), a cerca de 400 quilómetros da capital chinesa.

O nível de precipitação atingiu os 538 milímetros. O Ministério dos Recursos Hidrológicos do país asiático emitiu no domingo o alerta para inundações em Pequim, Hebei e na cidade de Tianjin, no nordeste do país.

A chuva deve continuar até quarta-feira.

Doksuri é o tufão mais forte a atingir a China este ano e também o segundo mais forte a atingir a província de Fujian desde que há registos, informou o Global Times.

Na semana passada, pelo menos uma pessoa morreu e milhares de casas ficaram sem energia quando o tufão passou por Taiwan, trazendo ventos fortes e chuvas intensas para o sul e leste da ilha.O Doksuri provocou pelo menos 14 mortos e mais de 300 mil desalojados nas Filipinas.