Ainda a recuperar das piores cheias da sua história recente, a Eslovénia vai receber um apoio europeu de 400 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Von der Leyen que está de visita pelo país para testemunhar os danos provocados pelas inundações ocorridas nos últimos dias, já consideradas as piores dos últimos 30 anos.
"Quis ver com os meus próprios olhos o impacto massivo deste desastre e foi desolador ver a devastação que a chuva, as cheias e os deslizamentos de terra provocaram. Fazemos o luto pelos que morreram, mas também pudemos ver a solidariedade (...), quero dizer ao povo esloveno: a Europa está convosco", afirmou dirigente europeia, anunciando uma assistência de 400 milhões de euros a fundo perdido para que o país consiga reerguer-se.
Deste total, 100 milhões estarão disponíveis este ano e o resto em 2024. A Comissão Europeia também anunciou que até dia 21 de agosto a Eslovénia pode requisitar até 2,7 mil milhões de euros em empréstimos ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que podem ser utilizados na reconstrução, podendo ainda recorrer a fundos de coesão até ao valor de 3,3 mil milhões de euros, referiu ainda a líder do executivo comunitário, depois de se inteirar sobre a situação no terreno com as equipas de busca e salvamento, bombeiros e outros profissionais envolvidos.
A Eslovénia foi assolada na semana passada pelas piores cheias dos últimos 30 anos, que desalojaram milhares de pessoas e provocaram pelo menos seis mortos, apesar de as equipas de busca e salvamento continuarem a procurar pessoas desaparecidas.