Mundo

Navio resgata mais de 500 migrantes no Mediterrâneo em 42 horas

O navio-ambulância Ocean Viking tinha sido retido durante 10 dias pelas autoridades italianas, em julho, que alegaram problemas de segurança, mas foi autorizado a regressar ao mar em 21 de julho.
Navio resgata mais de 500 migrantes no Mediterrâneo em 42 horas

O navio-ambulância Ocean Viking, fretado pela SOS Mediterrâneo, socorreu mais de 500 pessoas em 11 resgates ao longo de 42 horas, anunciou esta sexta-feira a organização não governamental (ONG) baseada em Marselha, no sul de França.

Em comunicado distribuído esta sexta-feira, a ONG avançou que os salvamentos foram feitos também com a participação da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

"As operações de salvamento continuam em curso na zona de busca e salvamento entre a Tunísia e Lampedusa", acrescentou.

O Mediterrâneo Central é a rota migratória mais perigosa do mundo, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Esta agência da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que desde o início deste ano aí tenham morrido 1.848 migrantes, o que compara com 1.417 ao longo de todo o ano 2022.

O Ocean Viking tinha sido retido durante 10 dias pelas autoridades italianas, em julho, que alegaram problemas de segurança, mas foi autorizado a regressar ao mar em 21 de julho.