No Brasil as temperaturas estão acima do normal, para esta época do ano, com várias regiões a registarem mais de 40 graus.
As autoridades brasileiras definem uma vaga de calor, quando as temperaturas estão, durante dois dias consecutivos, 5 graus acima da média.
É o que está a acontecer na maioria dos estados brasileiros, onde os termómetros estão acima dos 40 graus celsius, em pleno inverno no hemisfério sul.
“Chega a um momento que você se acostuma, mas que é tenso, é. E cansativo… Quando uma pessoa chega a casa está morto de cansaço”, afirma um dos habitantes das zonas afetas pela vaga de calor.
Para além do calor intenso, os níveis de humidade estão muito baixos, o que aumenta o risco de incêndios florestais e de problemas de saúde para a população.
As regiões mais críticas, neste momento, são os estados da Baía e do Piauí.
“Os últimos oito anos foram os mais quentes e essa tendência tende a persistir. E o que nós podemos esperar é que esses eventos continuem a ser cada vez mais frequentes. Estamos a viver um novo normal”, afirma a professora de Meteorologia, Renata Libonati
As autoridades locais pedem à população para se proteger e evitar andar na rua, nas horas de maior calor.
No mês passado, o Brasil registou o julho mais quente de sempre, com os termómetros mais de um grau acima da média histórica.