Um comboio noturno que ligará Berlim e Paris vai regressar em dezembro, nove anos após o cancelamento do serviço, anunciou a operadora ferroviária austríaca ÖBB.
A ÖBB tem sido pioneira em trazer de volta os comboios noturnos na Europa, para atrair viajantes e reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2). Um percurso de avião emite, em média, dez vezes mais CO2 para a atmosfera do que uma rota ferroviária.
"O serviço começará a 11 de dezembro a partir de Berlim, com três viagens por semana, antes de se tornar um serviço diário em outubro de 2024", disse Bernhard Rieder, porta-voz da ÖBB, na quarta-feira, ao jornal britânico The Guardian.
Os comboios irão fazer paragens em Estrasburgo, Mannheim, Erfurt e Halle.
A ÖBB fará de Mannheim um ponto central para comboios noturnos, com serviços Bruxelas-Viena e Paris-Viena também a fazer escalas na cidade.
Tal como noticia o The Guardian, os passageiros que viajam de Bruxelas e Paris para Berlim e Viena irão embarcar em carruagens diferentes no mesmo comboio, sendo as carruagens reorganizadas em Mannheim para viajar até ao destino. O mesmo acontecerá na outra direção
As companhias ferroviárias austríacas, francesas e alemãs anunciaram pela primeira vez planos para "ressuscitar" o serviço em dezembro de 2020. Ao The Guardian, a Deutsche Bahn confirmou a retoma do serviço para dezembro deste ano, enquanto a SNCF francesa não fez comentários.
França e Alemanha também planeiam introduzir uma nova ligação de alta velocidade entre as duas capitais a partir do final de 2024, que permitirá aos passageiros fazer a viagem em cerca de sete horas.