A líder da Comissão Europeia defendeu esta quarta-feira que a União Europeia (UE) deve preparar-se rapidamente para um alargamento, sem esperar pela alteração dos tratados, anunciando a abertura de Relatórios sobre o Estado de Direito aos países candidatos.
"É possível obter mais rapidamente uma União adequada para o alargamento", disse Ursula von der Leyen no discurso anual sobre o Estado da União, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
"Estou muito satisfeita por anunciar que abriremos os Relatórios sobre o Estado de Direito aos países candidatos à adesão que se atualizem ainda mais rapidamente", referiu.
Von der Leyen anunciou ainda que Bruxelas vai começar a trabalhar numa série de revisões políticas pré-alargamento para ver como cada área pode ter de ser adaptada a uma UE maior.
"Teremos de refletir sobre o modo de funcionamento das nossas instituições - como serão o Parlamento e a Comissão, sobre o futuro do nosso orçamento - em termos do que financia, como financia e como é financiado - e precisamos de compreender como garantir compromissos de segurança credíveis num mundo em que a dissuasão é mais importante do que nunca", anunciou no discurso perante o Parlamento Europeu (PE).