Mundo

Bebé morre por overdose com fentanil em creche nos EUA

Outros três bebés foram hospitalizados. O fentanil é um opioide sintético 50 vezes mais forte que a heroína e tem sido responsabilizado pelo aumento de mortes por drogas nos EUA. Em 2021, morreram 100 mil pessoas com overdose no país, mais de 65% ligadas ao fentanil.

Loading...

Uma criança morreu e três foram hospitalizadas por suspeitas de overdose de fentanil, na passada sexta-feira, numa creche em Nova Iorque, nos Estados Unidos, adianta a agência de notícias AFP. Foi encontrado um quilo do opioide no berçário. Duas pessoas, incluindo a proprietária, foram detidas.

Segundo a BBC, as vítimas têm entre oito meses e dois anos. A polícia acredita que inalaram partículas de fentanil durante todo o dia.

Nicholas Dominic estava na creche Divino Niño há apenas uma semana, acrescenta o mesmo jornal. Morreu na sexta-feira. Outras três foram internadas e foi-lhes administrado Narcan, um medicamento de emergência usado para reverter overdoses de opioides.

Fentanil

Foi encontrado um quilo de fentanil debaixo de um tapete no berçário, disse o chefe da polícia de Nova Iorque, Joseph Kenny, citado pela BBC. Foram também descobertas três prensas para embalar droga.

As imagens de videovigilância e registos telefónicos mostram que a proprietária da creche ligou para o marido ao descobrir que as crianças estavam doentes, antes de ligar para o número de emergência, revela a ABC News. O marido, que está agora a ser procurado pela polícia para interrogatório, dirigiu-se às instalações e levou várias malas, após o telefonema, revelaram as autoridades.

Dois detidos

Duas pessoas, a proprietária da creche, de 36 anos, e um homem, de 41, que residia no estabelecimento, foram detidas por suspeitas de posse e tráfico de droga e assassinato, anunciou o departamento de Justiça dos Estados Unidos, de acordo com a AFP.

Os dois arguidos, acrescenta, estavam envolvidos no tráfico de fentanil desde, pelo menos, julho, e armazenariam "grandes quantidades" noutro local.

O advogado da proprietária da creche diz, de acordo com a ABC News, que a gerente não sabia da existência de droga no local.

"Não há evidências de que tenha feito alguma coisa além de cuidar adequadamente das crianças", afirma.

A defesa alega que a droga era armazenada pelo homem que residia no local, primo do marido proprietária, que lhe alugava um quarto por 200 dólares por semana. O homem da República Dominicana estaria ilegalmente nos Estados Unidos.

"Uma creche é um lugar onde as crianças devem estar seguras. Em vez disso, estão expostas a uma droga que pode matá-las", afirmou o procurador federal de Manhattan, Damien Williams.

De acordo com um responsável municipal, Ashwin Vasan, citado pela BBC, as autoridades já tinham feito uma fiscalização ao local, dias antes, mas não encontraram irregularidades".

A creche foi inaugurada em janeiro.

Fentanil, um opioide 50 vezes mais forte que a heroína

O fentanil, que é um opioide sintético 50 vezes mais forte que a heroína, tem sido responsabilizado pelo aumento de mortes por drogas nos Estados Unidos. Será fabricado por cartéis mexicanos a partir de produtos químicos da China e depois traficados para os Estados Unidos.

"Um décimo do tamanho de uma unha pode matar um adulto. Imagine-se o que pode fazer a uma criança", diz o presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, que pediu um "ataque" ao fentanil.

De acordo com a BBC, em 2010, menos de 40 mil pessoas tinham morrido de overdose nos Estados Unidos e menos de 10% dessas mortes tinham sido com fentanil. No entanto, em 2021, morreram 100 mil pessoas com overdose no país, mais de 65% ligadas ao opioide.

É já é a principal causa de morte entre menores de 50 anos.