O segundo debate entre os candidatos republicanos à corrida presidencial realizou-se na noite de quarta-feira, nos Estados Unidos. O grande protagonista foi também a ausência mais saliente: Donald Trump.
“E eu quero olhar para aquela câmara agora mesmo e dizer: Donald, eu sei que está a assistir. Não consegue evitar. Eu sei que você está a ver. Está bem? E não está aqui esta noite, não por causa das sondagens e não por causa de suas acusações contra si, não está aqui esta noite porque tem medo de estar no palco e defender seu historial”, acusou o candidato republicano à Casa Branca, Chris Christie .
"Está a fugir a estas coisas. E deixe-me dizer-lhe o que vai acontecer. Se continuar a fazer isso, ninguém aqui vai te chamar-lhe Donald Trump, mas sim, Pato Donald."
Também o atual presidente Joe Biden, e provável recandidato pelos democratas, não marcou presença no evento.
“Joe Biden não pertence a um piquete de greve. Ele pertence à fila do desemprego", afirmou o ex-vice-presidente e candidato republicano à Casa Branca, Mike Pence.
No debate vivo e ruidoso foram frequentes os desentendimentos entre candidatos e igualmente presentes os ataques.
No final, o debate voltou a centrar-se em Donald Trump, o antigo presidente americano que continua a liderar as sondagens entre os eleitores republicanos.