A visita ficou combinada e está a ser preparada, mas não acontecerá nem esta quinta-feira, nem amanhã. Fontes envolvidas nesta operação avançam à SIC que o Presidente ucraniano já não vai participar no jantar desta noite em Zamora com o Rei de Espanha.
Saliente-se que esta informação acontece depois um ataque russo numa vila na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, ter provocado 49 mortos.
Pode ser este o motivo que levou Zelensky não só a recuar na vinda a Portugal, como a cancelar a presença mais logo no jantar com o Rei de Espanha Filipe VI.
Visita podia acontecer esta semana
Por questões de segurança, não são reveladas as deslocações do Presidente da Ucrânia. Mas com Zelensky na vizinha Espanha para participar na cimeira da Comunidade Política Europeia, e tendo essa confirmação surgido apenas poucas horas antes do arranque dos trabalhos em Granada, a hipótese de vir a Portugal chegou a ser equacionada.
Isso mesmo confirmaram as autoridades ucranianas que comunicaram, ao final da manhã desta quinta-feira, que Zelensky aceitou o convite do Presidente da República para visitar Portugal.
Apesar de a data não ter sido divulgada, Portugal entrou em estado de prontidão. E disso mesmo deu conta o Palácio de Belém.
A Presidência da República publicou uma nota em que confirmava a visita do Presidente da Ucrânia e garantia que “as respetivas equipas estão a trabalhar na data para concretizar tal visita”.