Mundo

Correspondente SIC

"Hamas está em minha casa. Juro que, se sobreviver, vou guardar uma faca grande no meu quarto"

Henrique Cymerman, correspondente da SIC em Israel, lê uma mensagem que recebeu de uma mulher que entrevistou há dias. A mulher organizou um evento em que mulheres israelitas e palestinianas marcharam pela paz.

Loading...

Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente, conta na SIC Notícias que conhece uma mulher que está escondida em casa, após membros do Hamas terem conseguido entrar. Neste momento, não sabe se está viva. O Hamas anunciou este sábado uma nova operação militar contra Israel, enquanto lançou 5 mil rocks da Faixa de Gaza. O primeiro-ministro de Israel já veio dizer que estão oficialmente em guerra.

Henrique Cymerman entrevistou Viviane, que vive na fronteira de Gaza, na passada quarta-feira. A mulher organizou um evento com 1000 mulheres israelitas e 500 mulheres palestinianas que, juntas, marcaram pela paz em Jerusalém.

O correspondente da SIC conta que recebeu este sábado uma mensagem que diz:

"Estou escondida em minha casa. Os homens do Hamas conseguiram abrir a porta e estão a entrar dentro de minha casa. Eu juro que, se sobreviver, da próxima vez, vou guardar uma faca grande dentro do meu quarto", lê.


Israel em guerra após Hamas anunciar operação militar

Israel decretou estado de alerta de guerra, depois de ter sido alvo de um ataque do Hamas, que diz ter disparado cinco mil rockets. Pelo menos 26 pessoas morreram.

O Hamas anunciou uma nova operação militar contra Israel, “Operação Tempestade Al-Aqsa”, e o primeiro-ministro de Israel já avisou a população de que o país está oficialmente em guerra.

É considerado o maior ataque das forças palestinianas contra Israel. Militares armados do Hamas invadiram o sul de Israel, a partir da Faixa de Gaza, matando e sequestrando vários israelitas. Ao mesmo tempo eram disparados milhares de rockets.