Mundo

Turquia envia avião com comida e materiais médicos para a Faixa de Gaza

O presidente turco, Erdogan, está também a conduzir as negociações com o Hamas para encontrar uma solução que liberte os reféns israelitas.

Loading...

O presidente turco diz que a Turquia vai continuar a enviar ajuda humanitária para Gaza e que estão a ser feitos esforços para libertar os reféns.

“A administração israelita tem de permitir a passagem da ajuda humanitária pelo portão de Rafah. Enviámos esta manhã para o aeroporto de Al Arish um avião de ajuda humanitária com medicamentos, alimentos duráveis, produtos enlatados, fraldas para bebés, água e material médico. Continuamos a manter o contacto para encontrar uma saída desta crise especialmente a libertação de reféns”; refere Recep Tayyip Erdoğan.

A Turquia está também a conduzir as negociações com o Hamas para encontrar uma solução que resulte na libertação dos cerca de 150 reféns israelitas.

Segundo a Reuters, as conversações estão a ser conduzidas por uma equipa liderada pelo Presidente turco.

Tayyip Erdogan já tinha se oferecido para “mediar e promover o diálogo entre Israel e o Hamas, incluindo sobre uma troca de prisioneiros”.

A escalada no conflito israelo-palestiniano foi desencadeada pela incursão sem precedentes do Hamas em Israel no sábado, matando civis e militares e fazendo mais de uma centena de reféns, levados para a Faixa de Gaza.

Desde então, o conflito provocou mais de 1.300 mortos do lado israelita e mais de 1.500 do lado palestiniano.

Os bombardeamentos israelitas provocaram também mais de 423 mil deslocados na Faixa de Gaza.