Idan Shtivi, estudante de 28 anos, é um dos cinco luso-israelitas desaparecidos em Israel na sequência do ataque levado a cabo pelo Hamas no passado dia 7 de outubro.
Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente, falou com o irmão de Idan, Omri Shtivi, que conta que o jovem luso-israelita estava no festival alvo do ataque do Hamas. Às primeiras horas da manhã de sábado, Idan ainda conseguiu ligar à namorada, dizendo que a festa ia terminar devido a um iminente lançamento de rockets.
"A partir desse momento, não soubemos mais nada dele", afirma Omri.
O irmão de Idan explica que a família se sente "muito triste e deprimida" por não ter quaisquer informações sobre o paradeiro atual do jovem estudante. Conseguiram, ainda assim, localizar o carro de Idan, sem corpo no interior mas cravado de balas.
Omri deixou ainda um apelo aos líderes, portugueses e mundiais, e à comunidade internacional: "Intervenham. Ajam. É a vossa responsabilidade ajudar-nos e encontrar o Idan".
Há ainda cinco luso-israelitas cujo paradeiro não foi ainda confirmado, que poderão estar reféns do Hamas em Gaza.
- Liraz Assulin, 38 anos
- Idan Shtivi, 28 anos
- Gilad Ben Yehuda, 28 anos
- Moshe Saadyan, 26 anos
- Orin Bira, 53 anos
Segundo a Comunidade Israelita do Porto, há ainda um outro luso-israelita ferido. Trata-se de Menachem Hillel Ben Kalifa, de 22 anos. O jovem encontra-se internado num hospital em Jerusalém.
Todos são judeus sefarditas e têm ligações familiares a Portugal, o que aos olhos da lei lhes permitiu obter a nacionalidade portuguesa. Conheça aqui a história dos judeus sefarditas.