Mundo

Exército de Telavive em prontidão para entrar em Gaza a qualquer instante

A Casa Branca garante que o Presidente norte-americano ouviu mal a pergunta de um repórter, quando parecia defender que Israel deveria adiar a invasão a Gaza.

Loading...

A Casa Branca garante que Joe Biden ouviu mal a pergunta dos repórteres quando, na noite desta sexta-feira, concordou que Israel deveria adiar a invasão a Gaza. O Governo de Telavive garante que o exército está pronto, mas não revela quando e se avança.

Mesmo camuflada, não consegue passar despercebida. É uma das maiores máquinas de guerra do mundo e foi colocada às portas de Gaza. Poderá avançar a qualquer instante. O silencio está a dar azo a teorias e a especulações.

A Casa Branca procurou colocar água na fervura. Garante que o Presidente norte-americano ouviu mal esta pergunta de um repórter, que o questionava se Israel deveria adiar a invasão a Gaza.

O risco de a guerra alastrar a outros países da região causa preocupações internacionalmente. Junto à fronteira com o Líbano há troca de fogo com o Hezzbolah - que defende a causa palestiniana. Este conflito já motivou o reforço de meios e a evacuação de uma cidade com mais de 20 mil habitantes.

Para minimizar o risco de contágio do conflito, Lideres de todo o mundo estão reunidos, este sábado, no Egito. A guerra começou há duas semanas, quando a 7 de outubro, um ataque sem precedentes do Hamas em Israel provocou cerca de 1.400 mortos.

Telavive respondeu com dezenas de ataques aéreos à faixa Gaza, que tiraram a vida a mais de 4.000 pessoas.