Mundo

Análise

António Guterres “vê uma ONU paralisada do ponto de vista político”

Germano Almeida, comentador da SIC, esteve na SIC Notícias para falar do Conselho de Segurança da ONU e o discurso de António Guterres.

Loading...

Para o comentador da SIC, Germano Almeida, António Guterres “vê uma ONU paralisada do ponto de vista político” por causa das “regras do Conselho de Segurança”, mas apela à pausa humanitária imediata, referindo-se à guerra entre Israel e Hamas.

“Guterres sabe da incapacidade e da falta de instrumentos da atual ONU perante uma situação como esta”, diz Germano Almeida.

A comparar, o comentador da SIC, disse que a intervenção mais “equilibrada” foi de Blinken, ao passar a ideia que “as mortes são igualmente graves de um lado, ou do outro”.

“Blinken diz, de uma forma muto certeira, que “Israel tem o direito de se defender e tem a obrigação de o fazer de forma proporcional e dentro das leis da guerra. E o Hamas tem a obrigação de não usar a população como escudos humanos. Portanto, ele responsabiliza as duas partes pelas mortes”.