A qualidade do ar nas grandes cidades da Índia está a piorar de dia para dia. Em Nova Deli e em Mumbai há alertas por causa da poluição e do fumo. A população tem ordens para evitar as atividades ao ar livre.
Segundo os dados mais recentes, Mumbai é a segunda cidade mais poluída do mundo - só ultrapassada por Pequim, a detentora do título mundial. As autoridades indianas estão a pedir à população para se proteger e evitar atividades ao ar livre, porque a concentração de micropartículas no ar é muito elevada e perigosa para a saúde.
O problema repete-se na capital da Índia, Nova Deli. Há vários dias que a cidade está coberta por uma densa nuvem de poluição, à qual se junta o fumo provocado pelas queimadas nos campos em redor da cidade.
As autoridades estão a tentar combater a fraca qualidade do ar com o recurso a camiões que disparam água, fazendo com que as partículas caíam no chão.
Segundo um estudo recente, mais de 1,5 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa da má qualidade do ar que respiram. Na Índia, a poluição é responsável por quase 20% das mortes anuais.