Mundo

"Não é o momento": Mike Pence desiste de pré-candidatura à Presidência dos EUA

O ex-vice-presidente republicano fez este fim de semana o anúncio. Depois de "refletir", Mike Pence decidiu retirar a pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos.

"Não é o momento": Mike Pence desiste de pré-candidatura à Presidência dos EUA
STEVE MARCUS/Reuters

“Tornou-se claro para mim que não é a hora”. Foi assim que Mike Pence, ex-vice-presidente dos EUA, deu início ao anúncio de que decidiu, após refletir sobre a questão, desistir da pré-candidatura à Casa Branca.

"Decidi suspender hoje a minha campanha para presidente. Sempre soubemos que seria uma batalha difícil, mas não me arrependo de nada", afirmou Mike Pence em Las Vegas, no estado do Nevada, num encontro da Coligação Judaica Republicana.

Com esta decisão, Mike Pence é o primeiro grande candidato republicano a desistir da corrida, a poucos meses do início das primárias presidenciais nos Estados Unidos, e tendo como principal candidato Donald Trump, com quem esteve na presidência (2017-2021).

As primárias começam no Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, já no início do próximo ano.

Mike Pence, 64 anos, desiste numa altura em que tem pouco mais de um milhão de dólares na sua conta de campanha e reportou mais de 620 mil dólares (cerca de 600 mil euros) em dívidas. Inicialmente tinha angariado apenas 3,3 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros) para a corrida eleitoral.

O ex-vice-presidente lida ainda com o facto de não ter conseguido qualificar-se para o terceiro debate entre os candidatos republicanos nas primárias, que está marcado para 8 de novembro em Miami.

Com LUSA