Mundo

Putin acusa EUA de serem responsáveis pelo "caos mortal" no Médio Oriente

Vladimir Putin acusou esta segunda-feira os Estados Unidos de serem os responsáveis pelo "caos mortal" no Médio Oriente, após mais de três semanas de guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas.

Vladimir Putin
Vladimir Putin
SPUTNIK

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de serem os responsáveis pelo "caos mortal" no Médio Oriente, após mais de três semanas de guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas, que causou milhares de mortos.

"Devemos compreender claramente quem, na realidade, são as fontes da tragédia dos povos do Médio Oriente e de outras regiões do mundo. São as atuais elites dominantes dos Estados Unidos e os seus satélites, que são os principais beneficiários da instabilidade global", acusou o chefe de Estado russo, durante uma reunião governamental transmitida pela televisão russa.

Putin acusou também a Ucrânia e os "serviços especiais ocidentais" de terem instigado, "inclusive através das redes sociais", o ataque no domingo à noite ao aeroporto na república russa do Daguestão, de maioria muçulmana, após um voo de Israel ter aterrado na região.

O Presidente russo, que apelou às forças de segurança para garantirem a ordem constitucional e defenderem a harmonia étnica e religiosa na sociedade russa, acusou Kiev de, "sob a direção dos seus patrocinadores ocidentais, tentar provocar 'pogroms' [palavra de origem russa que significa uma perseguição deliberada a um grupo étnico ou religioso] na Rússia".

Vladimir Putin convocou, esta segunda-feira, uma reunião com autoridades responsáveis pela segurança, na sequência da invasão do aeroporto na república russa do Daguestão.