Mundo

Princesa Leonor, herdeira da coroa espanhola, jurou respeito pela constituição

A partir de agora, a herdeira da coroa espanhola poderá ser rainha a qualquer momento, se o pai, Rei Filipe IV, abdicar, morrer ou ficar incapacitado. Leonor será a primeira mulher chefe de Estado em mais de 120 anos.

Loading...

No dia em que cumpre 18 anos, a Princesa Leonor de Espanha jura respeito pela Constituição, momento que foi assistido pelo Rei Filipe IV, a Rainha Letícia e pela Infanta Sofia.

“Juro desempenhar fielmente as minhas funções, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autónomas e ser leal ao Rei”, declarou a Princesa.

A partir de agora, a herdeira da coroa espanhola poderá ser rainha a qualquer momento, se o pai, Rei Filipe IV, abdicar, morrer ou ficar incapacitado. Desde que nasceu, Leonor está a ser preparada para ser chefe de Estado e só chegará ao trono porque não tem um irmão varão.

Leonor será a primeira mulher chefe de Estado em mais de 120 anos. Esta manhã de terça-feira, no Palácio do Congresso dos Deputados, a Princesa leu o artigo 61 da Constituição tal como o pai, o príncipe das Astúrias fez, em 1986.

À cerimónia simbólica faltaram três ministros do Governo espanhol: Alberto Garzón, ministro dos Assuntos do Consumidor, e as duas ministras do Podemos, Ione Belarra, responsável pelos Direitos Sociais, e Irene Montero, com a pasta da Igualdade.

As duas governantes manifestaram-se a favor da República na rede social X. A ministra Irene Montero disse mesmo que a monarquia é incompatível com o feminismo.

Devido às tensões com a coroa, também, os independentistas catalães, bascos e os nacionalistas galegos estiveram ausentes.

A cerimónia termina com uma festa privada no Palácio El Prado, onde estará presente Juan Carlos I, que está envolvido em polémicas e escândalos financeiros.