Mundo

"Reféns são uma espécie de escudo humano" para o Hamas

O correspondente da SIC no Médio Oriente dá conta dos novos avanços na guerra entre Israel e o Hamas, referindo que nos próximos dias o Hamas vai ao Egito para convencer o presidente Al Sisi a pedir o cessar do ataque israelita.

O correspondente da SIC em Israel, Henrique Cymerman
Loading...

O exército israelita anunciou, em comunicado, na segunda-feira ter libertado uma militar mantida como refém pelo movimento islamico Hamas na Faixa de Gaza.

O correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, conta que as forças israelitas continuam a avançar em Gaza e pretendem repetir a operação que permitiu a libertação da soldada Ori Megidish.

“Megidish, de 19 anos, foi sequestrada pelo Hamas, conjuntamente com mais de 240 pessoas, que neste momento são uma espécie de escudo humano, mas ao mesmo tempo um objetivo do Hamas para conseguir libertar mais de seis mil presos das prisões israelitas”, diz.

Cymerman explica que o movimento islâmico Hamas se preparava para os combates que estão a acontecer em Gaza, desde o ataque surpresa. O Hamas “está surpreendido com a demora de Israel”, contudo, explica o jornalista que “o objetivo de Israel é libertar os 240 reféns do Hamas”.