Manuel Poêjo Torres, comentador SIC, analisa e explica como estão a movimentar-se e a posicionar-se as forças aliadas de Israel.
No Mar Vermelho, o número de navios americanos tem vindo a aumentar nos últimos dias. Manuel Poêjo Torres lembra que a Arábia Saudita e o Irão estão “numa guerra fria” e que, com o conflito em Israel, há também “um perigo de escalada” por parte dos Hutis – um grupo “patrocinado pelo Irão”, que atua no Iémen.
O comentador SIC avança ainda que, nos últimos dias, as bases americanas na região “foram atacadas 24 vezes”, o que levou os EUA a destruir os paióis de determinados grupos.
“O Irão é o centro de gravidade política e militar de toda a região”, afirma Manuel Poêjo Torres, sublinhando que este país está por trás do Hamas e do Hezbollah.
Manuel Poêjo Torres sublinha ainda que esta gestão militar não está a ser feita apenas pelos EUA e sublinha a responsabilidade da União Europeia na proteção do Médio Oriente.
“Não apenas os EUA estão confiantes e dedicados, mas também França enviou um navio de assalto anfíbio e já se encontra a embarcação do Reino Unido” – que se dedica a prestar primeiros socorros e a receber vítimas da guerra.
Sobre os exercícios da NATO que decorrem atualmente em Itália, Manuel Poêjo Torres sublinha que se trata de uma iniciativa previamente agendada, ainda antes do ataque do Hamas a Israel que espoletou o conflito.