Mundo

Na Cisjordânia "não têm escolha, os colonos israelitas têm-nos ameaçado"

O jornalista da Sky News relata o caminho que percorreu ao longo do território da Cisjordânia e mostrou-se "espantado" com o controlo dos militares israelitas.

Loading...

A Cisjordânia encontra-se, de acordo com a Sky News, numa espécie de confinamento imposto pelo exército israelita.

O jornalista Stuart Ramsay da televisão britânica relata o caminho que percorreu ao longo do território e mostrou-se "espantado" com o controlo dos militares israelitas.

"O som das marteladas, o ruído ensurdecedor de um gerador e o movimento contínuo de pessoas a transportar portas, cabos elétricos, tijolos e telhados para camiões e reboques", narra.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmam que impuseram novas restrições na Cisjordânia devido a preocupações com a segurança, mas toda esta reviravolta de acontecimentos não tem apenas que ver com a circulação de pessoas e controlo de segurança.

O que se tem visto, conta o Ramsay, é um súbito aumento da atividade de colonos israelitas na Cisjordânia.

"Com tanta coisa a acontecer, na verdade, eles estão a apostar em apoderar-se da maior quantidade possível de terras palestinianas, que foram esquecidas, daí estarem a agir tão rápido"

Centenas de famílias palestinianas foram forçadas a abandonar as suas casas desde 7 de outubro, aquando do ataque do Hamas contra Israel.