Mundo

Ucrânia fez "excelentes progressos" para aderir à UE, diz von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia reforça que em dias de guerra também no Médio Oriente, a Ucrânia não está esquecida e que a União Europeia mantém-se firme no apoio a Kiev, militar e financeiro.

Loading...

Ursula von der Leyen está em Kiev. A visita da presidente da Comissão Europeia tem como objetivo reforçar o apoio à Ucrânia e falar do alargamento do grupo dos 27.

Ursula Von der Leyen chegou esta manhã a Kiev. Na sexta visita ao país desde o início da invasão russa, a presidente da Comissão Europeia reforça que em dias de guerra também no Médio Oriente, o país não está esquecido e que a União Europeia mantém-se firme no apoio a Kiev, militar e financeiro.

As sanções contra Moscovo são outro tópico numa viagem que tem como meta principal o alargamento do grupo dos 27.

O Presidente ucraniano garante que estão a ser feitas as reformas necessárias, como o combate à corrupção para o país iniciar o processo à União Europeia.

Ursula von der Leyen elogia o esforço. Na próxima quarta-feira, a União Europeia revela se a Ucrânia cumpre os requisitos para dar o próximo passo no processo de adesão. Se for favorável, no próximo mês, o Conselho Europeu decide se avança para as negociações formais com o país.