Mundo

Exclusivo SIC

Von der Leyen em Kiev para abordar adesão da Ucrânia à UE

O apoio da União Europeia à Ucrânia e o processo de adesão de Kiev ao bloco comunitário vão dominar a visita.

Loading...

A presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen está de volta a Kiev pela sexta vez. Foi recebida esta manhã pelo Presidente Zelensky.

O apoio da União Europeia à Ucrânia e o processo de adesão de Kiev ao bloco comunitário vão dominar a visita.

Ursula von der Leyen foi recebida pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na estação ferroviária de Kyiv-Pasazhyrskyi pelas 09:45 locais (07:45 em Lisboa).

A correspondente da SIC Susana Frexes acompanha a visita de Ursula von der Leyen a Kiev.

Loading...

Na viagem de comboio até à capital da Ucrânia a presidente da Comissão Europeia reconheceu que "é verdade que as atenções do mundo estão mais centradas no Médio Oriente", mas tinha esta visita planeada "há muito tempo".

"Trago sempre comigo um conjunto de tópicos que é necessário abordar. Vamos começar com a questão do alargamento [da UE], em concreto o processo de adesão da Ucrânia. Depois vamos falar sobre o apoio financeiro, o apoio militar à Ucrânia, e também questões relacionadas com o 12.º pacote de sanções", disse von der Leyen durante a viagem para Kiev, na sexta-feira à noite, a um grupo de jornalistas que está a acompanhar a visita, entre os quais a Deutsche Presse-Agentur (DPA), que está a servir de 'pool' para o European Newsroom, do qual a Lusa faz parte.

A visita, que é a sexta de von der Leyen desde o início da invasão russa, estava prevista antes de a Comissão Europeia apresentar o relatório sobre as reformas democráticas que a Ucrânia fez desde que é país candidato à adesão -- desde junho do ano passado -- para que o Conselho Europeu possa decidir em dezembro se avança para as negociações formais com o país.