Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente, faz um ponto de situação do conflito entre Israel e o Hamas e enumera quais podem ser os principais objetivos das diversas visitas diplomáticas realizadas pelo secretário de Estado dos EUA naquela região.
A última viagem de Antony Blinken teve como destino a Turquia, mas este país “pertence ao eixo do Hamas, do Irão e da Rússia”, e portanto esses objetivos não terão tido tanto espaço como noutros encontros.
“Estamos a falar sobretudo dos contactos que teve com os sauditas, com os Emirados Árabes Unidos, com a Jordânia, o Egito e com os palestinianos. Acho que aí se está a cozinhar algum tipo de plano para o dia depois, que seria o Blinken está a propor. Em primeiro lugar, conseguir a libertação dos reféns, pelo menos de uma parte deles, começando pelos 31 bebés que estão nas mãos do Hamas”, adianta o jornalista.
Além disso, “há depois todo um tipo de planos para o futuro”, com o primeiro a ser a continuação da luta de Israel contra o Hamas, sobretudo contra o braço armado do grupo, para controlar militarmente a Faixa de Gaza.