Mundo

CORRESPONDENTE SIC

O que está Blinken a "cozinhar" com as suas visitas diplomáticas?

O correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman, traça os vários cenários que podem fazer parte dos objetivos de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, com as sucessivas visitas diplomáticas.

Loading...

Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente, faz um ponto de situação do conflito entre Israel e o Hamas e enumera quais podem ser os principais objetivos das diversas visitas diplomáticas realizadas pelo secretário de Estado dos EUA naquela região.

A última viagem de Antony Blinken teve como destino a Turquia, mas este país “pertence ao eixo do Hamas, do Irão e da Rússia”, e portanto esses objetivos não terão tido tanto espaço como noutros encontros.

“Estamos a falar sobretudo dos contactos que teve com os sauditas, com os Emirados Árabes Unidos, com a Jordânia, o Egito e com os palestinianos. Acho que aí se está a cozinhar algum tipo de plano para o dia depois, que seria o Blinken está a propor. Em primeiro lugar, conseguir a libertação dos reféns, pelo menos de uma parte deles, começando pelos 31 bebés que estão nas mãos do Hamas”, adianta o jornalista.

Além disso, “há depois todo um tipo de planos para o futuro”, com o primeiro a ser a continuação da luta de Israel contra o Hamas, sobretudo contra o braço armado do grupo, para controlar militarmente a Faixa de Gaza.