Mundo

Com líderes do Hamas no Egito, Israel anuncia controlo militar no norte da Faixa de Gaza

Depois de dez horas de intensos combates urbanos em Jabalya, os israelitas dizem que as tropas de infantaria da Brigada Nahal conquistaram o reduto do Hamas.

Loading...

O Egito confirmou esta quinta-feira que os líderes do Hamas estão no país para discutir a situação em Gaza. Uma visita que se realiza numa altura que Israel anunciou o controlo militar do norte da Faixa de Gaza e reivindicou a conquista de um bastião do Hamas.

No campo de refugiados de Jabalya, os israelitas dizem que as tropas de infantaria da Brigada Nahal conquistaram o reduto do Hamas, depois de dez horas de intensos combates urbanos.

Também na cidade de Gaza, cercada há uma semana, mas em Beit Lahia, as forças de Israel divulgaram imagens de operações em que o objetivo foi destruir os túneis e os complexos subterrâneos do Hamas.

Em Telavive, o porta-voz militar da invasão garante que o Hamas perdeu já o controlo do norte do enclave. Em apoio do que anunciou oficialmente, Israel levou ao norte de Gaza, já patrulhado por colunas blindadas, um grupo de jornalistas estrangeiros.

Apresentou alegadas provas de depósitos de armamento e de munições encontrados em prédios de habitação. Num dos casos, acusou mesmo o movimento islamita palestiniano de camuflar material bélico num quarto de crianças.

Sem jornalistas nem fontes independentes no terreno, tanto as imagens de Israel como do Hamas confirmam, para já, o grau generalizado de destruição, em toda a Faixa de Gaza, ao fim de 34 dias de guerra.