Mundo

EUA condenam ataques israelitas contra hospitais

O porta-voz da administração norte-americana confirma que falou com Israel sobre a proteção dos civis e o possível abastecimento de combustível para os hospitais de Gaza.

Loading...

A Casa Branca condena formalmente todos ataques aéreos ou troca de tiros em hospitais de Gaza, isto depois de Israel confirmar o raide contra o Hamas no centro hospitalar Al Shifa.

Na habitual conferência de imprensa, o porta-voz da administração norte-americana, Jake Sullivan, confirma que falou com Israel sobre a proteção dos civis de Gaza e garante que o Governo israelita também não quer que tiroteios como o que ocorreu no hospital Al Shifa aconteçam mais vezes.

Jake Sullivan revela ainda que Israel "está disposto a fornecer combustível aos hospitais para garantir que possam continuar a funciona" e reforça a posição norte-americana:

“Os hospitais devem ser protegidos. Os hospitais devem poder funcionar eficazmente para que os doentes possam receber cuidados médicos”.

Israel realiza “operação seletiva” no hospital

As tropas de Israel envolveram-se em confrontos com membros do Hamas no exterior do Hospital Al Shifa, na cidade de Gaza, enquanto soldados israelitas realizam no interior do edifício "uma operação seletiva".

De acordo com um porta-voz militar de Israel, antes de entrarem no edifício do hospital "as forças de Israel encontraram artefactos explosivos e células terroristas tendo-se registado confrontos em que morreram terroristas", disse o mesmo porta-voz referindo-se a membros do Hamas.

"As tropas estão a levar a cabo atualmente uma operação seletiva contra o Hamas na área do Hospital Al Shifa. A atividade nesta área tem como base informações que indicam que o Hamas opera a partir desta área", acrescentou.


Com Lusa